A equipe da Lady Driver separou para você algumas dicas certeiras sobre manutenção automotiva. Confira abaixo:
1 – CALIBRAR OS PNEUS
Calibre os pneus semanalmente e sempre verifique se os quatro não estão murchos antes de sair de casa para trabalhar. Lembre-se também de checar a calibragem do estepe. Vale a ressalva que cada carro tem a pressão correta para usar nos pneus!
2 – VERIFICAR O NÍVEL DE ÓLEO
Verifique o nível do óleo semanalmente, sempre em um local plano e quando o motor estiver frio. Para medir você deve retirar a vareta do óleo, limpar com um pano sem fiapos e coloque de novo no lugar. Retire novamente a vareta e veja a altura que está o óleo. O nível correto fica entre o mínimo e o máximo. O excesso e a falta de óleo são prejudiciais ao motor. Faça a troca do óleo (inclusive do filtro) sempre conforme recomendado pelo fabricante, pois os períodos de troca variam de acordo com a especificação do óleo indicado.
3 – TROCA DO FILTRO DE AR
Realize a troca periódica – a cada 6 meses – do filtro de ar, ele evita que partículas sólidas que estão presentes no ar – areia por exemplo -, sejam aspiradas pelo motor e causem danos internos.
4 – CHECAR O NÍVEL DE ÁGUA DO RADIADOR
Cheque o nível da água do radiador frequentemente e complete sempre que necessário. Só complete o nível do reservatório quando o motor estiver frio para evitar queimaduras em você e danos no mesmo. A água do radiador também deve ser trocada dentro do período indicado no manual do carro ou ainda se a qualidade do líquido estiver ruim.
5 – ALINHAMENTO + BALANCEAMENTO
É recomendável fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10.000 km. Eles deverão ser feitos também quando houver a troca de pneus.
6 – RODÍZIO DOS PNEUS
O rodízio prolonga a vida útil dos pneus, ou seja, ele serve para que todos os pneus sejam gastos de forma igual, tanto os dianteiros quanto os traseiros. A recomendação é que a troca seja feita a cada 10.000 km.
7 – REVISÃO DA SUSPENSÃO
A suspensão necessita de revisão em todos os seus componentes. Ruídos estranhos, batidas secas no assoalho, direção puxando, balanço excessivo são sinais de que o sistema de suspensão do veículo está com problemas e você deve dar uma passadinha no mecânico.
8 – TROCA DA CORREIA
O recomendado para a troca da correia é a cada 50.000 km, porém é sempre importante verificar o que está no manual do carro, pois este período pode variar de um modelo para outro.
9 – VERIFICAÇÃO GERAL
Periodicamente as pastilhas, discos, mangueiras e fluidos de freio devem ser verificados. Macaco, triângulo e cintos de segurança devem estar sempre em condições de uso, pois, são itens de emergência e segurança.
10 – ATENTA AO PAINEL
Fique atenta as luzes do painel! Não demore em verificar a indicação e levar para resolver o problema no profissional indicado.
Seu carro é seu escritório, sua ferramenta de trabalho como motorista. Ele merece muito carinho! Siga nossas dicas e procure sempre um especialista.