Mulheres que inspiram: Bertha Benz

Quando se fala em mulher no volante, o preconceito é constante, não é mesmo? Mas você sabia que o primeiro piloto de teste da história foi uma mulher? Isso mesmo! Conheça a história de Bertha Benz.

Ela era esposa de Karl Benz, o engenheiro automotivo alemão criador do automobilismo moderno e fundador da Mercedes Benz. Bertha possuía uma grande fortuna, era uma excelente comerciante e investiu no projeto do marido.

Em 29 de janeiro de 1886 Karl patenteou a sua maior criação: o primeiro automóvel do mundo. Mas, ao contrário do que se pensa, a grande invenção não fez sucesso logo de cara. Foi Bertha quem mostrou ao mundo a importância do veículo dois anos mais tarde.

Ela, juntamente com seus filhos Richard e Eugen, de 14 e 15 anos, respectivamente, deu partida pela primeira vez o modelo Patent-Motorwagen 3 (com 0,9 cv a 400 rpm do motor monocilíndrico de quatro tempos) para uma viagem de 104 quilômetros até Baden, onde a mãe de Bertha morava, sem avisar seu marido ou as autoridades locais e sem mapas.

Como ela ajudou ao marido na construção dos protótipos, tinha conhecimentos em engenharia, o que a ajudou no processo, pois ocorreram dificuldades e Bertha recorreu a apetrechos femininos para ajudá-la: um grampo de cabelo serviu para desentupir o tubo de combustível e a liga da meia isolou um curto circuito.

Além disso, foi ela quem criou a ideia da lona de freio após um desgaste no sistema de frenagem. Ela chamou um sapateiro e pediu para que ele costurasse tiras de couro nas pastilhas de freio, aumentando sua eficiência.

No fim das contas, Bertha e seus filhos chegaram bem à casa de sua mãe, e depois de três dias voltaram ao lar com o mesmo veículo. Claro que, chegando lá, ela enviou uma mensagem via telégrafo para avisar a Karl que tudo havia corrido bem.

A experiência dela como piloto de teste do carro ajudou Karl a aprimorar ainda mais a invenção e levou diversas pessoas que souberam da história à sua oficina, revolucionando o que viria a ser a indústria automobilística.

Confira um resumo dos acontecimentos no vídeo:

Bertha Benz foi um verdadeiro símbolo de mulher de atitude que mudou a história! Acredite no seu potencial e use-o para mudar o futuro também.

Quer conhecer mais histórias inspiradoras de mulheres empoderadas? Acompanhe nosso blog e curta nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *